terça-feira, 3 de maio de 2011

OS 5 GOLPES MAIS APLICADOS NA WEB

1º Cancelamento de conta do Messenger
Depois de espalharem milhões de e-mails dizendo que contas do Windows Live Hotmail seriam canceladas se o internauta não clicasse em certos links, os criminosos da web investem em mensagens que prometem quase a mesma coisa, mas agora com o MSN Messenger.

Mas o resultado é o mesmo: dados furtados de quem clica.

Estou te espionando…

Esta mensagem afirma que uma investigação sobre o destinatário do e-mail foi encomendada por uma pessoa.
Só que ela não pagou pelo serviço.
Por conta disso, os detetives resolveram vender o material levantado para você. Tudo mentira para convencê-lo a clicar no link, que leva para um programa nocivo que invade sua máquina.

Aviso de CPF cancelado
A suspensão de quase 6,5 milhões de CPFs pendentes de regularização na Receita Federal está motivando a atuação de quadrilhas, que enviam e-mail falsos, tentando induzir o contribuinte a prestar informações confidenciais, como fiscais e bancárias. Os criminosos se identificam como sendo da Secretaria da Receita Federal (SRF) e convocam o usuário a regularizar eventuais pendências do CPF.

A mensagem leva os timbres do Governo Federal, do Ministério da Fazenda e da Receita Federal.
A Receita Federal divulgou comunicado alertando os contribuintes para o risco de abrirem as falsas mensagens e reitera que não envia em hipótese alguma mensagens eletrônicas sem autorização do contribuinte.

O contribuinte que responder a mensagem corre o risco de estar repassando aos fraudadores dados pessoais, fiscais e bancários. Para evitar o golpe evite abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário. O site da Receita Federal é www.receita.fazenda. gov.br

4º Vendedores Fantasmas
Pessoas de má fé se prevalecem de pessoas menos informadas para arrancar o dinheiro pela internet, um dos sites mais usados pelos estelionatários é o MercadoLivre, onde a conta é muito fácil de ser criada e se iniciar um golpe.
o estelionatario induz o comprador a fazer compras pelo deposito antecipado, no qual o comprador nunca irá receber o produto.
porem nem no mercado pago estamos livres, pois agora o mercado livre adquiriu a politica de melhores vendedores no mercado pago, onde o comprador paga via mercado pago e o vendedor fica com o dinheiro liberado em apenas dois dias , mesmo se o produto não chegar nem o comprador liberar o pagamento, gerando muita dor de cabeça ao comprador!
a politica do site é mercado livre é coisa seria, o que não ocorre!!

O bilhete premiado ( ainda o mais usado e que faz o maior numero de vítimas)
Este é sem dúvida um dos golpes mais tradicionais e antigos do Brasil. Segundo algumas fontes os primeiros casos remontam até os anos quarenta.
Recebi literalmente dezenas de denúncias de vítimas deste tipo de fraudes. O roteiro clássico é o seguinte:

O golpista, com jeito de caipira pouco esperto ou de pessoa humilde, pede informações sobre o endereço de uma agência da Caixa Econômica Federal dizendo que é para receber um prêmio de loteria ou outro sorteio.

As vítimas típicas são pessoas idosas, às quais é mostrado o bilhete premiado (forjado ou falso), juntamente com um documento da Caixa Econômica Federal (também falso ou forjado) constando o número do bilhete premiado e o valor do prêmio.
Se for concurso tipo "mega sena" será mostrado um comprovante dos números sorteados (verdadeiro ou falso) e um falso bilhete com aposta nos mesmos números.
Às vezes eles apresentam um verdadeiro bilhete com aposta nos numeros ganhadores de um concurso anterior (veja exemplo abaixo), e um comprovante dos numeros sorteados naquele concurso, contando com a falta de atenção da vítima quanto ao número do concurso.
Em alguns casos o bilhete é forjado com o número de um bilhete que realmente ganhou, assim o documento para comprovar o sorteio não precisa ser falsificado (pode ser um jornal).

A caminho da Caixa Econômica, e depois de muita conversa, o golpista propõe à vítima de lhe vender o bilhete premiado por uma fração do seu valor.
Em alternativa poderá apresentar a proposta como um pedido de ajuda para resolver problemas. Ajuda na qual a vítima supostamente sairia ganhando.
Para justificar a generosa oferta dirá que tem pressa porque o ônibus para sua cidade parte em 15 minutos, que esqueceu ou perdeu os documentos (e não pode retirar o prêmio), que está desorientado com a burocracia ou com a "cidade grande", que é analfabeto, que tem alguém esperando ele, que a mãe dele está no hospital etc...

Se a vítima cair nesta conversa sacará o dinheiro da própria conta bancária e o entregará ao golpista em troca de um bilhete que não vale nada. Existem casos onde o golpista, em vez de dinheiro (que pode não estar disponível na conta da vítima), aceita valores como jóias etc...

Existem variantes onde, para pressionar ou incentivar a vítima a ir sacar seu dinheiro no banco, no meio da conversa com o golpista que oferece o bilhete, aparece um comparsa se dizendo pronto a comprar o bilhete (aí a vítima pode achar que está perdendo um bom negócio), ou se oferecendo como sócio da vítima na compra do bilhete e mostrando parte do dinheiro necessário, ou ainda, prestativo, ajuda, ligando com o seu celular, a verificar que o bilhete é mesmo "premiado"
Exemplo de documentos usados em golpe do "Bilhete Premiado".

Notar que o número do concurso é diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário